top of page
  • Redação

Vale começa obras no muro de contenção da barragem em Macacos para diminuir riscos durante as chuvas


A mineiradora Vale informou nesta quinta-feira (30), que iniciou obras para aumentar a capacidade de vazão de água da estrutura de contenção à juzante da barragem B3/B4, no distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), em Nova Lima, na Grande BH.


Segundo a empresa, o trabalho começou nesta semana. A estrutura de contenção foi construída preventivamente pela empresa para fazer a contenção de rejeitos no caso de rompimento da barragem, que está em nível 3 de emergência, que indica risco iminente de ruptura (nível mais crítico).


De acordo com a Vale, os novos túneis devem aumentar a capacidade de escoamento da água e acabar com problemas, como o registrado no início deste ano. A previsão da empresa é que os trabalhos sejam finalizados ainda em 2022.


A mineradora informou ainda que várias medidas estão sendo adotadas para diminuir o impacto das obras para a população local. "Não haverá tráfego de caminhões para transporte de materiais nas ruas do distrito de Macacos e os acessos internos em área da empresa serão umidificados para controlar a emissão de poeira. Além disso, atividades que geram ruídos não serão realizadas após às 22h", disse a empresa.


Segundo a Vale, as obras de contenção na B3/B4 fazem parte do projeto de descaracterização de barragens, determinados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), com o objetivo diminuir os impactos em caso de rompimento da estrutura.


O prazo previsto pela empresa para a descaracterização da barragem é 2027. Mas a Vale anunciou também nesta quinta que o prazo pode ser antecipado em dois anos, por causa do ritmo atual das obras.


Via: Redação jornal hoje em dia

0 comentário
bottom of page