top of page
  • Redação

Simulação de emergência acontece em Nova Lima e Itabirito; trânsito será interditado


Será realizada na próxima quarta-feira (31), às 10h, uma simulação de emergência em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Itabirito, Região Central de Minas Gerais. A simulação será realizada pela Vale junto com a defesa civil de ambos os municípios.


A atividade tem caráter preventivo e vai envolver a população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) (região localizada abaixo da estrutura de uma barragem) das barragens Maravilhas I, II e III e Cianita 2 e 3, das minas do Pico e Galinheiro. A previsão é que cerca de 600 funcionários da empresa e moradores de condomínios da região estejam presentes.

“No horário da simulação haverá o toque real de sirenes e os participantes deverão seguir as rotas de fuga, se dirigindo aos pontos de encontro localizados em área segura. Antes do sinal, é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado”, explica a Vale.


A Vale também informa que “como medida preventiva, durante a atividade haverá interdição temporária do trânsito de veículos na estrada municipal ITA-140, situada ao lado da Mina do Pico.”


O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente.

“O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens”, informa a Vale.


A empresa também diz que “não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Maravilhas I e III e Cianita 2 e 3 continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e Maravilhas II permanece em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população.”


As barragens da empresa são monitoradas pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e as informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site da Vale.


Via; Rodrigo de Oliveira redação jornal hoje em dia.

0 comentário
bottom of page