- jornalismo42
Secretaria Municipal de Educação anuncia que cadastro escolar 2021 será automático, em BH
Sem atividades presenciais, nem mesmo aulas online, nas escolas municipais - desde março por conta da pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) divulgou que o cadastro escolar 2021 e fluxo de matrículas na rede municipal serão automáticos e começam nesta quarta-feira (23).
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o cadastro escolar 2021 ocorrerá em etapas para não gerar aglomerações. Na primeira fase, que vai até 19 de outubro, será aberto o sistema de matrícula automática.
Os pais ou responsáveis por 19.799 estudantes que estão matriculados em escolas de educação infantil e creches parceiras da PBH, que irão para o ensino fundamental, poderão confirmar pelos celulares a matrícula na escola mais próxima da casa onde moram, indicada pelo próprio sistema.
Em nota, a Smed, explicou que todo processo será feito por meio do site da PBH.
"Um sistema desenvolvido permitirá que o responsável pelo estudante digite o seu CPF e o nome do aluno, e o próprio sistema mostrará a escola mais próxima da casa dele onde a vaga está garantida. A confirmação vai gerar um termo de matrícula, considerado como assinado eletronicamente. Este termo irá direto para a nova pasta que o aluno terá em 2021", disse a nota Ainda segundo a nota da secretaria, os documentos necessários para a matrícula serão digitalizados e transferidos entre as secretarias da escola de origem e destino, "de modo que ninguém precisará ir às escolas para realizar o procedimento", explica a nota.
Aqueles que não ficarem satisfeitos com a vaga indicada ou que não encontrarem seu encaminhamento eletrônico, poderão participar das próximas etapas que, segundo a PBH, também estão sendo preparadas de forma digital.
A prefeitura ainda informou que o próximo passo da digitalização dos processos será para transferência de quem deseja sair de outras redes e ir para a municipal.
"Em breve, será a vez de quem deseja transferência de outras redes para a municipal, que ocorrerá também através de um cadastro excepcional e específico para esses estudantes, de modo a evitar ao máximo concentração de famílias em secretarias em busca de vagas", disse a nota.
As aulas na rede municipal de Belo Horizonte estão suspensas desde março. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) já disse que elas não devem voltar antes de uma vacina contra a Covid-19. A Smed confirmou nesta segunda (21) que não há previsão de retorno às aulas neste ano.
