• Redação

Santa Tereza recebe primeira edição do Festival Santa Comidaria a partir desta sexta-feira


Frequentadores do tradicional circuito de bares e restaurantes do bairro Santa Tereza, região Leste de BH, serão presenteados, a partir desta sexta (19), com o 1º Festival Santa Comidaria 2022. O evento acontece de 19 a 28 de agosto e vai contar com a participação de tradicionais bares e restaurantes da região.


Nesta primeira edição, cada um dos estabelecimentos deve elaborar um prato para ser o atrativo exclusivo do festival. O tema central é ‘Um toque de doçura’. Os participantes têm o desafio de acrescentar um ingrediente doce, que pode vir no prato ou como acompanhamento.


Além da parte gastronômica, o público conta ainda com atrações turísticas e musicais.

No turismo, participantes contam com um passeio turístico a bordo de uma jardineira histórica, com o acompanhamento de um guia. O passeio, que terá quatro saídas no domingo (28), vai custar R$ 5 e partirá da Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais conhecida como ‘Pracinha da Biroska'. O objetivo é conhecer a história de cada bar ou restaurante que, na maioria, são construções antigas.


Atrações musicais


No encerramento, no domingo (28), na Praça Joaquim Ferreira da Luz, os grupos Chorosas e Forró Cabra Cega vão animar a festa. O grupo Chorosas, composto por mulheres, mistura toques da música moderna com o chorinho. No repertório, as artistas trazem grandes nomes do choro, como: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros, além de composições autorais.

Já o Forró Cabra Cega, criado em 1983, quando um grupo de deficientes visuais talentosos decidiram formar um grupo musical, vai mostrar toda sua irreverência e alegria, contagiando a quem quiser embarcar neste “trem bão dimais” de alegria, forró e muito balanço.


Veja a lista dos restaurantes e bares participantes: ALPENDRE 70 - Alpendre por Cozinha Mari (Rua Mármore, 70)

Massa artesanal recheada com repicado de linguiça do interior, jiló e requeijão de barra, regado em molho rosê e maçaricado com queijo meia cura. Acompanha chips de batata doce assado.


BAR DO MUSEU CLUBE DA ESQUINA (Rua Paraisópolis, 738)

Porção de linguiça artesanal com mandioca frita, acompanhada do Molho do Capitão (jabuticaba com pimenta) e pimenta biquinho.


BOLOTA'S BAR (Rua Mármore, 397)


Carne de lata com cebola caramelizada no vinho e farofa de banana.


IRACEMA BISTRÔ (Rua Almandina, 56)


Bolinho de leitoa caipira defumada com caramelo de limão-capeta.


MÁRMORE 450 (Rua Mármore, 450)


Bolinho de linguiça toscana recheada com cubos de queijo coalho, acompanhado de molho de goiabada picante.


TEMÁTICO (Rua Pirite, 187)


Bolinhos de carne de sol, recheado com damasco e queijo e um pão pra “moía”


THE BROTHER'S (Rua Bom Despacho, 373)


Torresmo de rolo crocante, acompanhado de abacaxi grelhado com uma fina camada de queijo provolone e raspas de limão e hortelã. Para completar, molho de goiabada levemente picante à base de pimenta biquinho.


Serviço:


1º Festival Santa Comidaria 2022

19 a 28 de agosto Bares e restaurantes do Bairro Santa Tereza Reservas: feitas em cada um dos locais Passeio turístico: dia 28/8 (R$ 5,00) - saídas 12h, 14h, 15h, 17h Shows de encerramento: domingo (28), das 14h às 18h - Grupo Chorosas e Forró Cabra Cega Endereço: Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais conhecida como ‘Pracinha da Biroska’ Informações: @festivalsantacomidariabh

Via: redação jornal hoje em dia

0 comentário