• jornalismo42

PBH novos protocolos com flexibilização de regras para eventos, shows e velórios

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou uma série de portarias que flexibilizam as normas de funcionamento de comércios e serviços durante a pandemia.

Uma das principais mudanças é a liberação das saunas, única atividade que permanecia proibida na cidade. Para usar as saunas, as pessoas devem apresentar comprovante de vacinação completa, inclusive com a dose de reforço. Em locais como shoppings, galerias de lojas, cinemas, academias, universidades e jogos de futebol, a lotação permitida dos elevadores passa ser de até 75% da capacidade. Antes, a lotação máxima podia ser de até 50% da capacidade dos elevadores. A prefeitura revogou a norma que determinava que a venda de ingressos para jogos de futebol deveria ser realizada exclusivamente pela internet. Além disso, revogou a recomendação de que a comercialização de ingressos para entrada em parques de diversão, casas de shows e espetáculos e cinemas deveria ocorrer preferencialmente por meios virtuais. Eventos e shows A prefeitura também flexibilizou as normas em relação a eventos e atividades de casas de shows e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias, salões de dança e espetáculo circense.

Agora, deve ser exigido comprovante de segunda dose da vacina contra Covid-19 ou resultado negativo para a doença (RT-PCR realizado até 48 horas antes do evento ou teste rápido de antígeno realizado até 24 horas antes) apenas em:

  • atividades realizadas em locais com público superior a 2.000 pessoas;

  • atividades, com qualquer quantidade de pessoas, com previsão de show para público em pé, serviço de alimentação para público em pé ou espaço que possibilite dança.

Antes, era exigido teste ou comprovante de vacinação em qualquer evento, independentemente do tipo do evento e do tamanho do público.

Velórios As regras de velórios também foram flexibilizadas nos cemitérios públicos municipais.

Antes, eram permitidas 20 pessoas simultaneamente nos rituais de velório e sepultamento. Agora, é liberada a presença de até 60 pessoas simultaneamente.

Veja as outras regras para velórios em cemitérios municipais:

  • uso obrigatório de máscara facial com cobertura de nariz e boca;

  • distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas;

  • o ritual do velório deve respeitar o limite máximo de duas horas, assim como o horário de funcionamento dos cemitérios;

  • é vedado o consumo de alimentos e bebidas no interior dos velórios;

  • no caso de óbito por Covid-19 a urna funerária deve ser mantida fechada durante todo o ritual funerário;

  • a visitação aos jazigos deverá ser precedida de agendamento obrigatório na administração de cada cemitério;

  • fica vedado o acesso aos cemitérios municipais para caminhada, contemplação ou outra finalidade diversa.



0 comentário