- jornalismo42
Parque Municipal de BH é reaberto após nove meses fechado
Reaberto o Parque Américo Renné Giannetti, mais conhecido como Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte.
O funcionamento do parque será de terça-feira a domingo, das 8h às 18h (com entrada permitida até as 17h). É preciso agendamento prévio para visitar o espaço. O uso da máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório no parque.
O Teatro Francisco Nunes reabrirá no dia 6 de dezembro. A programação é gratuita, com retirada prévia de ingressos.
Agendamento de visitas Os ingressos, gratuitos, para visitas ao Parque Municipal serão disponibilizados de uma só vez, nas segundas-feiras, às 8h, no site da prefeitura.
Segundo a PBH, para aqueles que não conseguirem realizar o agendamento, há a possibilidade do ingresso de lote extra, cota lançada nos dias de funcionamento das unidades, às 9h, com base nas desistências.
Exigência de vacina contra febre amarela Assim como em outros parques da cidade, também será exigida a vacinação contra a febre amarela.
Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada pelo parque, de que já se encontra imunizado (vacinado há, pelo menos, 10 dias). Essa declaração também poderá ser feita no processo de agendamento.
Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque.
Raiva no parque Neste ano, foram encontrados morcegos positivos para a raiva no Parque Municipal. "Por se tratar de uma doença com letalidade de praticamente 100% dos acometidos", a Secretaria Municipal de Saúde realizou a aplicação da primeira dose e/ou reforço da vacinação antirrábica em todos os felinos do local.
Após a imunização, foi necessário manter a área fechada para monitoramento.
Em 2021, foram diagnosticados 21 morcegos positivos para a raiva em Belo Horizonte. Até o momento, não foi identificado nenhum outro animal com a doença.
"A vigilância da circulação do vírus da raiva é feita mediante análise dos morcegos identificados com comportamento anormal, ou seja, que estejam caídos no chão, vivos ou mortos; pendurados em paredes, em troncos de árvores, janelas ou em locais de baixa altura, entre outros", disse a nota da Secretaria Municipal de Saúde.
A pasta conta que "sempre que é feito o recolhimento dos morcegos é realizada também ações de prevenção e bloqueio no raio de 300 metros de onde foi encontrado o animal, para evitar possíveis intercorrências"
Reforma do Parque Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o parque está passando por algumas obras. Os serviços incluem a recuperação e implantação de pista de caminhada, rota acessível, recuperação de passeios internos e meio-fio. Dessa forma, é importante que os visitantes fiquem atentos para as informações no processo de agendamento e tenham cuidado ao circular..
Parque Municipal Américo Renné Giannetti Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado no fim do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.
Com área de 182 mil metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon que utilizou no paisagismo espécies nativas e exóticas, e forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. As ruas do parque são chamadas de alamedas por terem árvores de ambos os lados.
Possui flora diversificada, com árvores e plantas ornamentais fornecedores de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna.
É uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte devido à localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer como brinquedos, barquinhos a remos, animais de montaria e eventos.
