• jornalismo42

Mais crianças são convocadas para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte está convocando para a segunda dose da vacina contra a Covid-19 crianças sem comorbidades de 6 anos, na próxima terça-feira (8), e crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, no dia 11 de março.

Crianças de 7 e 8 anos sem comorbidades devem tomar a segunda dose já neste sábado (5).

A segunda dose será aplicada em crianças de 6 anos sem comorbidades que tomaram Coronavac, que exige intervalo de 28 dias após a primeira dose. Já o público de 5 a 11 anos com comorbidades foi vacinado com a Pfizer, que demanda intervalo de pelo menos oito semanas entre as aplicações.

As pessoas de 23 anos também serão convocadas para a dose de reforço. Com isso, todo o público acima de 18 anos poderá receber a terceira dose da vacina na capital.


Veja o cronograma completo de vacinação para os próximos dias:

  • Dia 04/03, sexta-feira: dose de reforço para pessoas de 21 e 20 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF; repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).

  • Dia 05/03, sábado: segunda dose para crianças de 8 e 7 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre as aplicações é menor. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina; repescagem exclusivamente para o público infantil, seja para aplicação de primeira ou segunda dose em crianças de 11 a 5 anos.

  • Dia 07/03, segunda-feira: repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).

  • Dia 08/03, terça-feira: segunda dose para crianças de 6 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre as aplicações é de 28 dias. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina; dose de reforço para pessoas de 23 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF; repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).

  • Dia 09/03, quarta-feira: repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).

  • Dia 10/03, quinta-feira: repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).

  • Dia 11/03, sexta-feira: segunda dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, vacinadas com a Pfizer Pediátrica, em que o intervalo entre as aplicações é de 8 semanas. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, cartão de vacina e comprovante da comorbidade; repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).

Crianças Para receber a segunda dose, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Os locais serão disponibilizados no portal da prefeitura.

Caso o acompanhamento seja feito por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação, preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.


Dose de reforço Para que as pessoas possam receber a dose de reforço, é necessário apresentar o documento de identidade, cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses.

Qualquer pessoa, independentemente da idade, que já tenha completado esse prazo pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.


Horário de funcionamento As crianças estão sendo vacinadas em escolas, universidades, um shopping e outros locais. Já a repescagem de adultos e a aplicação da dose de reforço está mantida nos centros de saúde, pontos de drive-thru ou postos extras.

Os endereços estão disponíveis no portal da prefeitura.

O horário de funcionamento dos centros de saúde e postos extras em dias úteis é das 8h às 17h. Já o horário dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam das 13h às 19h30.

A vacinação infantil ocorre das 9h às 16h, com exceção das aplicações no shopping, que funciona das 13h às 19h30. No próximo sábado (5), as unidades de saúde funcionarão exclusivamente para a imunização de crianças, das 8h às 14h.




0 comentário