- jornalismo42
Macrorregião do Jequitinhonha regride para a "onda vermelha" do Minas Consciente
A macrorregião Jequitinhonha, do estado, regrediu para a onda vermelha do Minas Consciente. A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid está em 78%. Segundo o Comitê Extraordinário Covid-19, todas as outras regiões serão mantidas nas ondas definidas na semana passada.
Na onda amarela estão Norte, Sudeste, Triângulo do Norte e Vale do Aço. As regiões Centro, Centro-Sul, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Triângulo do Sul seguem na onda vermelha.
A taxa de incidência da Covid-19 em Minas Gerais teve aumento de 9% nos últimos 7 dias. Nas regiões Triângulo do Sul e Oeste, os índices subiram 33% e 38%, respectivamente, nos últimos 14 dias. Já na Região Centro, a taxa caiu 16%, e na Região Noroeste, 23%.
O Comitê ainda progrediu as microrregiões de Araçuaí, Brasília de Minas, São Francisco, Januária, Pirapora, Salinas, Oliveira e Santo Antônio do Amparo para a onda amarela. Já João Pinheiro, Além Paraíba e São Sebastião do Paraíso vão regredir para vermelha. As demais serão mantidas como na semana passada.
Confira a lista completa de cidades que passam para o nível crítico:
Além Paraíba
Alvorada de Minas
Araçuaí
Aricanduva
Berilo
Brasilândia de Minas
Capelinha
Carbonita
Chapada do Norte
Coluna
Conceição do Mato Dentro
Congonhas do Norte
Coronel Murta
Couto de Magalhães de Minas
Datas
Diamantina
Estrela Dalva
Felício dos Santos
Francisco Badaró
Gouveia
Itamarandiba
Itamogi
Jacuí
Jenipapo de Minas
João Pinheiro
José Gonçalves de Minas
Lagoa Grande
Leme do Prado
Minas Novas
Monte Santo de Minas
Pirapetinga
Pratápolis
Presidente Kubitschek
Santo Antônio do Aventureiro
Santo Antônio do Itambé
São Gonçalo do Rio Preto
São Sebastião do Paraíso
São Tomás de Aquino
Senador Modestino Gonçalves
Serra Azul de Minas
Serro
Turmalina
Veredinha
Virgem da Lapa
Volta Grande
Vacinação Segundo o governo de Minas Gerais, houve queda no número de mortes entre a população que recebeu as duas doses. "Entre as pessoas de 90 anos ou mais, a taxa que era de 8,1%, no início da pandemia, caiu para 2,9%. Já para os que têm de 80 a 89 anos a redução foi de 21,7% para 9,8%. Na população de 70 a 79 anos, a taxa de óbitos diminuiu de 28,8% para 16,2%", disse nota da Secretaria de Estado de Saúde. Até esta quinta-feira (20), segundo o governo estadual, 4.389.288 mineiros receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. A segunda dose, que garante a imunidade completa, foi aplicada a 2.133.446 pessoas.
