top of page
  • jornalismo42

Governo de Minas abre inscrições para vagas remanescentes nas escolas

Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para fazer a matrícula na rede pública de ensino de Minas Gerais têm uma nova chance de participar do processo para preenchimento de vagas remanescentes. Para garantir a oportunidade de estudo em 2022, as inscrições devem ser feitas até 23 de fevereiro.

O interessado maior de 18 anos ou o responsável por crianças e adolescentes devem acessar o site , preencher o formulário de inscrição e selecionar tipo de ensino, nível, etapa e turno que o aluno pretende estudar. O sistema exibirá quais são as escolas que ainda possuem vagas dentro do zoneamento do candidato ou em sua área de interesse. Optando por uma escola, o estudante terá dois dias úteis para confirmar a matrícula presencialmente na instituição escolhida, apresentando a documentação necessária. Caso o candidato não confirme a matrícula dentro do prazo estabelecido, a vaga será disponibilizada a outro interessado. Neste momento, essa é a única forma de assegurar uma vaga pública no ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Educação Profissional, no Ensino Médio Integral ou no Integral Profissional. Tempo integral Em 2022, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) oferece número recorde de vagas e também de unidades de ensino que dispõem da modalidade. São 601 escolas e 97 mil vagas. O EMTI também está com período aberto para o preenchimento de vagas remanescentes. O interessado para este formato de ensino também terá até 23 de fevereiro para se cadastrar. Para garantir a oportunidade, o interessado deve acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). O site disponibiliza a lista das escolas estaduais mineiras que oferecem o EMTI e detalha as vantagens dessa modalidade de ensino. Além de proporcionar formação integral e inclusão social de adolescentes e jovens, a jornada escolar ampliada ajuda no aprendizado regular e no desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas. A modalidade ainda oferece projetos experimentais e atividades extras de acordo com o interesse do aluno. Documentação Para efetivar a matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno maior de idade devem apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento/casamento do aluno, original e cópia;

  • CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

  • Histórico escolar ou declaração de transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;

  • Histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Médio ou parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou histórico escolar ou declaração de escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

  • Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.



0 comentário
bottom of page