- jornalismo42
Governo de MG vai antecipar parcelas do ICMS a municípios atingidos pelas chuvas
O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (25), que vai pagar seis parcelas do imposto ICMS atrasado aos municípios castigados pelas chuvas da última semana.
Estas parcelas fazem parte de repasses dos anos 2018 e 2019, que estão em aberto. No início do ano passado, um acordo foi feito pelo governador com a Associação Mineira dos Municípios para quitação de 33 parcelas não só do ICMS, mas também do IPVA e Fundeb. De acordo com o governo o valor de R$ 4 bilhões será antecipado a 27 cidades atingidas pelas chuvas, que decretarem estado de calamidade pública. Cada município receberá uma quantia, que pode chegar até R$ 814 mil.
Entre os municípios está Santa Maria de Itabira, na região Central, onde o governador esteve após temporais que deixou seis mortes.
Outra cidade atingida que também recebeu visita do governador e terá direito ao repasse é Carangola, na Zona da Mata, que tem 35 desabrigados e cerca de mil desalojados. O governo informou que aguarda apenas a formalização do decreto de calamidade pública para liberar o dinheiro.
Veja a lista dos municípios que podem receber o repasse.
