• Redação

Escritório é inaugurado em BH para explorar potencial do comércio entre Minas e Canadá



Apontado como um dos principais “players” nas relações Brasil-Canadá, Minas Gerais ganha a partir desta quinta-feira (25) sede da Câmara de Comércio entre o Brasil e o país da América do Norte. O escritório fica em Belo Horizonte e concentrará planos para incentivar relações comerciais.


Segundo Ronaldo Ramos, presidente da Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), a sede proporcionará “negociações diretas” entre empresários mineiros e canadenses, assim como a “identificação de novas oportunidades de investimentos”.


No primeiro semestre de 2022, Minas Gerais foi o terceiro estado que mais exportou produtos ao Canadá, atrás apenas do Maranhão e São Paulo. As negociações representam quase 432 milhões de dólares (cerca de R$ 2,2 bilhões na conversão atual), conforme dados são da CCBC.


O ouro concentrou a maioria das exportações e representa mais de 62% do valor. Em seguida, aparecem café, ferro e açúcar. “A pauta comercial entre Minas e Canadá é importante, mas ainda limitada a poucos produtos”, pontua Ronaldo Ramos.


Com isso, o presidente da CCBC mira em ampliar o comércio para outros áreas. “Acreditamos que esses números não representam o potencial e a força econômica do estado”.


Ramos vê força do estado para polos de “tecnologia e inovação, energia, máquinas e equipamentos, alimentos, bebidas e várias vertentes do agronegócio”. Outra possibilidade são investimentos em infraestrutura.


Fertilizantes

Do lado das importações, o Canadá exerce papel importante para o fornecimento de fertilizantes para o estado. Especialmente em um momento de invasão da Rússia à Ucrânia. Isso porque o país controlado por Vladimir Putin é o principal exportador de fertilizantes do mundo.


As importações movimentaram cerca de 220 milhões de dólares (cerca de R$ 1,1 bilhão na conversão atual) no primeiro semestre de 2022. Fertilizantes minerais ou químicos representam 63% do valor.


“Esse mercado tem sido altamente impactado desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia. Nesse sentido, vemos o Canadá como um importante parceiro para as demandas do mercado, respondendo a possíveis instabilidade externas”, afirmou Ronaldo.


Escritório em BH

O Chapter BH será liderado pelo advogado Tiago de Mattos Silva e o empresário Erik Rodrigues Silveira. Eles terão a missão de coordenar ações em conjunto com o time de inteligência comercial e desenvolvimento de negócios da CCBC.


Via: redação jornal hoje em dia

0 comentário