• jornalismo42

Com vacinação abaixo da meta, governo de MG alerta para imunização de crianças contra poliomielite

Minas Gerais está com a vacinação de poliomielite abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura do público elegível.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os dados são: 73,7%, para menores de 1 ano, de 66,38% para crianças de 15 meses de idade e 59,67% para crianças com 4 anos de idade. Por esse motivo, o governo do estado reforça a importância da vacina e chama os pais e responsáveis para a imunização das crianças. A pólio é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses injetáveis no primeiro ano da criança, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com intervalo de 60 dias entre as doses.

Veja a tabela:

Pais e responsáveis devem ficar atentos à tabela de vacinação — Foto: Secretaria Estadual de Saúde / Divulgação

A imunização contra pólio é gratuita, disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em qualquer época do ano e faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Caso em Minas

O último caso registrado em Minas foi em 1985, e não há registro de circulação do vírus da poliomielite no Brasil. No entanto, a prevenção é sempre o melhor caminho.



0 comentário