• jornalismo42

Candidatos aprovados na UFMG pelo Sisu devem fazer registro acadêmico online até 8 de março

A lista de candidatos classificados para os cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, já está disponível na internet.

No entanto, o resultado – baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – não garante aos estudantes a vaga na universidade. Para isso, é necessário realizar o registro acadêmico online e anexar documentos na página do Sisu UFMG. Pessoas com deficiência e autodeclaradas negras ainda devem passar por bancas presenciais.


O que é o registro acadêmico? Como e até quando fazer?

O registro acadêmico é um ato obrigatório a ser realizado por candidatos selecionados pelo Sisu para a ocupação das 6.309 vagas de graduação na UFMG.

Por meio desse procedimento, o estudante fornece dados pessoais e acadêmicos e apresenta os documentos exigidos ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

O registro deve ser realizado pela internet até as 23h59 do dia 8 de março de 2022.

Quais os documentos exigidos para a realização do registro?

Todos os candidatos selecionados devem anexar os seguintes documentos em formato digital no momento do registro acadêmico:

  • Certificado de conclusão do ensino médio ou de ensino equivalente;

  • Histórico escolar do ensino médio (no caso de candidato selecionado na modalidade vaga reservada, no histórico escolar deverá constar a comprovação de ter cursado todo o ensino médio em escola pública brasileira);

  • Documento de Identidade (no caso de candidato estrangeiro, cédula de identidade expedida pela Polícia Federal, ou passaporte, com visto temporário de estudante válido);

  • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais;

  • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato do sexo masculino maior de 18 anos (a partir de 46 anos o candidato está dispensado da apresentação do documento);

  • CPF;

  • Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira (formulário online que deve ser preenchido no momento do registro acadêmico, via internet);

  • Declaração de anuência preenchida e assinada e cópia da identidade do responsável legal ou, em caso de guarda permanente, cópia da certidão averbada (somente para candidatos menores de 18 anos).

Os candidatos selecionados para as vagas de ampla concorrência que tiverem concluído o ensino médio no exterior devem apresentar, em substituição ao certificado de conclusão do ensino médio e ao histórico escolar, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.

Já os candidatos selecionados para as vagas de ampla concorrência que forem ex-alunos da UFMG e ingressaram na instituição a partir de 1991 poderão apresentar o histórico escolar de graduação original e oficial expedido pela unidade acadêmica (Faculdade/Escola/Instituto).

Para os estudantes que não tiverem concluído o ensino médio devido ao atraso do enceramento do ano letivo por causa da pandemia, o prazo para apresentação do certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio será estendido até 31 de julho de 2022.

Há, ainda, documentação específica para os candidatos selecionados na modalidade de vaga reservada. Veja a lista completa aqui.

Pessoas com deficiência e autodeclaradas negras devem cumprir algum procedimento presencial? Sim. Candidatos aprovados que concorreram a uma das vagas reservadas para pessoas com deficiência ou autodeclaradas negras (pretas e pardas) devem se apresentar presencialmente diante das bancas de verificação e validação e de heteroidentificação entre 15 e 22 de março.

A escala de atendimento será divulgada no dia 10 de março na página do Sisu UFMG.

Os candidatos menores de 18 anos devem ser acompanhados por um responsável legal.

No caso de estudantes que vão ocupar vagas em cursos sediados em Belo Horizonte, as bancas serão realizadas nos campi Pampulha (Centro de Atividades Didáticas I – Av. Antônio Carlos, 6.629) e Montes Claros (Instituto de Ciências Agrárias – Av. Universitária, 1000 – Bairro Universitário).

E os candidatos que não podem comparecer a procedimentos presenciais por causa da pandemia? O estudante que não puder comparecer a qualquer ato presencial dos procedimentos de registro acadêmico e matrícula inicial por causa da pandemia da Covid-19 poderá optar pela não entrada no semestre para o qual foi classificado para ocupar a vaga.

No entanto, esse candidato deve fazer o registro online no mesmo período – 24 de fevereiro a 8 de março – e enviar para o e-mail drca@ufmg.br a declaração de confirmação de sua opção.

Em que situações o candidato pode perder o direito à vaga? Podem perder o direito à vaga obtida pelo Sisu o estudante que:

  • Não efetuar o registro acadêmico, via internet, com upload da documentação obrigatória, até o dia 8 de março de 2022;

  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência;

  • Não comparecer a qualquer ato presencial dos procedimentos de registro acadêmico e matrícula inicial sem ter optado pela não entrada no semestre para o qual foi classificado para ocupar vaga;

  • Recusar-se a seguir o protocolo de segurança e saúde contra a Covid-19 quando comparecer ao procedimento de verificação e validação da condição de deficiência ou ao procedimento de heteroidentificação;

  • Não cumprir os requisitos para a modalidade de vaga escolhida.

O candidato que não foi selecionado na chamada regular do Sisu ainda tem chance de ingressar na UFMG? Sim. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu, pelo site do sistema. O prazo para isso vai até 8 de março.

Qual é a diferença entre o registro e a matrícula? Os dois são obrigatórios? O registro é o primeiro ato acadêmico obrigatório, que formaliza a entrada do estudante na instituição.

A matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório. A primeira matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do primeiro período curricular do curso para o qual o candidato foi selecionado.

O que os candidatos que desejam usar o nome social na UFMG devem fazer? Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG devem preencher um requerimento e encaminhá-lo ao e-mail duvida@drca.ufmg.br, acompanhado da cópia do documento de identidade.

Que cronograma os calouros selecionados na chamada regular do Sisu devem seguir?

  • até 8 de março: período para opção de ano/semestre de entrada dos candidatos que não puderem comparecer a um dos procedimentos presenciais, em virtude da pandemia; e registro acadêmico online com upload da documentação obrigatória para os candidatos selecionados na chamada regular do Sisu;

  • 10 de março: divulgação da escala de atendimento dos procedimentos presenciais de verificação e validação da condição de deficiência e de heteroidentificação dos selecionados na chamada regular do Sisu;

  • 15 de março a 22 de março: procedimento presencial de verificação e validação da condição de deficiência e de heteroidentificação, conforme escala de atendimento;

  • 24 de março: divulgação da relação de registros e matrículas confirmados e indeferidos;

  • A partir de 25 de março: envio, por e-mail, do comprovante de matrícula para os candidatos que tiveram o registro acadêmico confirmado;

  • 29 de março a 1º de abril: requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos pelos selecionados na chamada regular do Sisu;




0 comentário