- jornalismo42
ANTT realiza ação contra transportes clandestinos e diversos veículos são apreendidos na Grande BH
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que 10 veículos foram apreendidos em Minas Gerais durante ações realizadas neste fim de semana e feriado. A fiscalização busca observar se os transportes estão regulamentados, com condições de segurança e seguindo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.
Ainda segundo a ANTT, aproximadamente 310 passageiros foram encaminhados ao serviço regular de transporte, e foram aplicados cerca de R$ 200 mil em autuações. As apreensões aconteceram nas cidades de Betim, Sabará, Igarapé, Contagem e Sete Lagoas. A fiscalização nas estradas continua até a próxima sexta-feira (16).
Dentre os flagrantes, havia veículos com pneus lisos, para-brisas trincados, motoristas sem habilitação, crianças viajando sem os pais e adulteração de documentação.
Esta ação é uma etapa da operação Pascal, que visa impedir a ação dos transportadores clandestinos, que não seguem as determinações impostas pela ANTT.
Apreensões
Três ônibus que faziam o transporte irregular de passageiros foram apreendidos em rodovias mineiras.
Um deles depois de desrespeitar uma ordem de parada na Via Expressa. Segundo a ANTT, o motorista entrou em alta velocidade na BR-040, passou por radares e avançou sobre uma praça de pedágio quebrando uma cancela.
Os fiscais conseguiram interceptar o veículo em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, e prenderam o motorista por direção perigosa.
O ônibus estava com o para-brisa trincado, pneus carecas e o condutor estava com a carteira de habilitação vendida desde 2016. O veículo seguia de São Paulo para Caruaru (PE) e transportava 49 passageiros – entre eles nove crianças.
Em outra ocorrência, outros dois ônibus foram apreendidos. Um ia de São Paulo para Pernambuco e levava 40 passageiros. Ele não tinha autorização para circular e estava sem extintor de incêndio.
O outro coletivo estava com dez passageiros, que saiu de São Paulo e ia para Novo Cruzeiro (MG). O veículo não tinha autorização para circular. Ambos os veículos foram apreendidos e serão liberados somente depois que as empresas comprovarem quer os passageiros chegaram nos destinos.
