• jornalismo42

Agentes de saúde da PBH visitam casas para verificar cadernetas de vacina na capital

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Belo Horizonte começaram a visitar casas da capital, para verificar as cadernetas de vacinação dos moradores.

As equipes avaliam a situação vacinal de pessoas acima de 9 meses contra a febre amarela e acima de 12 anos contra a Covid-19. De acordo com a assessoria da prefeitura, o município conta com cerca de 2.500 agentes, que vão detectar em quais locais a cobertura, eventualmente, está abaixo da média. Ao fazer contato no imóvel, o agente anota nome, endereço e telefone das pessoas visitadas para que o centro de saúde de referência verifique no sistema se há registro de doses de vacina contra as duas doenças.

Depois disso é realizado um contato para imunizar e emitir o comprovante de vacinação. Na ação também será reforçada a importância da imunização completa. A apresentação da caderneta de vacinação não será obrigatória.

Todo o trabalho será por meio de amostragem em setores censitários. Isso significa que nem todos os moradores serão abordados. Ainda conforme a prefeitura, os agentes trabalham uniformizados e com crachá de identificação.

Caso o morador ainda fique com dúvidas em relação à abordagem, ele pode ligar para o centro de saúde de referência para confirmar a lotação do profissional.

No site da prefeitura é possível ter acesso aos números de telefones, que são separados por regionais.


0 comentário